quarta-feira, 16 de dezembro de 2009


Figurinhas


"Uma vez tive um orgasmo, mas meu psicanalista disse que foi do tipo errado", do Woody Allen, em "Manhattan". "Se Deus não queria que a gente comesse os animais, então porque Ele os fez de carne?", do Homer Simpson. "Sem alma não se chupa nem um Chicabon", do Nelson Rodrigues - e esta outra, também dele, que deveria ser um norte na vida de muita gente do tipo "cabeça", principalmente publicitários, cineastas e letristas da MPB: "Sejam burros!"

Alguns exemplos de frases que sempre me obrigam a rir, por mais velhas que sejam. Melhor ainda quando são histórias e frases de figurinhas conhecidas, que a gente teve a sorte de topar pelo caminho - quase sempre, no meu caso, em mesas de bar.


Como, por exemplo, estas duas do Eduardo "Coelho" - o Woody Allen do Alegrete - que fariam parte de qualquer antologia de humor.

Durante um exame, o médico perguntou pro Coelho:

- Como está sua vida sexual?

- E isso é vida? - devolveu o Coelho, de orelhas murchas. (Não é piada, juro. Quem duvida, é porque não conhece o Coelho.)

Noutra ocasião, um amigo ligou pra ele, todo emocionado:

- Porra, cara, o Astor Piazzolla acabou de sofrer um derrame. Parece que ficou com o lado esquerdo do corpo paralizado...

E o Coelho, pegando de prima:

- Agora quero ver se ele é bom mesmo.

Ouvir histórias do tipo é uma das melhores coisas nestes lugares de tantas coisas melhores (e algumas piores) que são as mesas de bar.

Vou deixar aqui a última - desta primeira leva, é bom que se diga - que o meu amigo Rafinha me contou noite destas.

Ele e mais dois amigos sentados num sofá, de ressaca, vendo TV. Um deles, pra lá de goiaba (é assim que chamam aqui em Floripa os sujeitos que acharam de cozer o próprio cérebro em substâncias lícitas e ilícitas. Todo mundo conhece um ou dois. Se quem estiver lendo não for o próprio, lógico.) De repente, num programa de auditório, aparece aquela modelo, a Fernanda Tavares:

- Olha! - diz o goiaba - A Roberta Close!

Os outros, acostumados, nem se olham.

- Não, cara, essa é outra. Uma modelinho nova aí. A Roberta Close é muito mais velha.

- Ah, tá... - diz ele, voltando a se encostar no sofá.

Depois de dois ou três minutos, novo insight:

- Mas então ela é a filha da Roberta Close!

Agora os dois são obrigados a se olhar. Meio que rindo, um deles explica, cheio de paciência:

- A Roberta Close não pode ter filho. A operação, lembra?

- Não pode?

- Não.

- Ah, tá...

Os três voltam a submergir num profundo e reflexivo silêncio. Até que, depois de mais alguns minutos, o goiaba abre os braços e berra, desesperado:

- Mas então quem é esta filha da puta?!?

6 comentários:

André Rodrigues disse...

O barato é a resposta do Woody Allen pra loirinha dos orgasmos errados: "Ah! Lamento, eu nunca tive maus orgasmos. O pior deles foi maravilhoso".

Quanto a Fernandinha, suposta filha da Robertona, noves fora o ex-bilau em questão, dá tudo na mesma.

Abração, Nilo.

Nilo Oliveira disse...

Falou, André. Abraço pras baratas.

marcelo montenegro disse...

Haha, genial essa do Piazola. Abraço cavalero!

Nilo Oliveira disse...

Já faz algum tempo que o Coelho me contou - e eu ri pra caralho quando estava escrevendo. Abração, meu velho. Bom te ver por aqui.

Anônimo disse...

Porra Nilo a do Piazola sem comentário, muito boa!!!! Lembro uma do vinícius de morais q morou 1 ano em sao paulo e chovia direto lá e certo dia amanheceu com sol e o porteiro todo feliz chegou pra ele e disse: é seu vinicius , solzão hoje! e vinicius responde: pra quê? abs, Breno

Nilo Oliveira disse...

O Vinícius mal humorado era matador. Tem outra, que tu deves conhecer: Numa reunião de poetas, ele na sacada, sozinho, olhando uma puta lua sobre o redentor. Todos crentes que iria voltar de lá "inspirado" - quando ele entra na sala e diz: "Senhoras e senhores, tenho que comunicar-lhes que a lua não presta." Abraço.