sexta-feira, 15 de julho de 2011


The Godfather


Nunca me canso de ver esses filmes... Coppola meio que os menospreza, dizendo que só aceitou fazer "filmes de gângster" porque estava quebrado (a entrevista onde ele afirma isto, concedida ao programa "Inside the Actors Studio", pode ser vista aqui). 

Pra mim tudo parece perfeito, principalmente o roteiro e as atuações - sem falar da trilha sonora. 

Outra coisa que sempre me impressiona: Marlon Brando tinha 47 anos quando interpretou Don Corleone, e era um sujeito de estatura de média pra baixa (em torno de 1m70cm). Pra se ter uma idéia, "O Último Tango em Paris" foi filmado no ano seguinte (1972) - e em nenhum momento de "The Godfather" a gente deixa de acreditar que ele é um sexagenário alto e corpulento... A cena da morte do Chefão, quando ele brinca com o neto entre videiras, é talvez a coisa mais bonita que vi numa tela desde que me conheço por gente. 

Abaixo, partes da trilha sonora composta quase toda por Nino Rota (com uma "ajudazinha" de Ennio Morriconne), além de algumas frases clássicas do "Padrinho".



"Mantenha seus amigos por perto, e seus inimigos mais ainda".

"Nunca deixe que ninguém de fora da família saiba o que você está pensando".

"Um advogado com uma pasta na mão pode roubar mais que mil homens armados".

"Passei a vida inteira tentando não ser descuidado. Mulheres e crianças podem ser descuidadas, homens não".


"Quem lhe oferecer segurança será o traidor".

"Se um homem honesto como você fizesse inimigos, então eles seriam meus inimigos - e temeriam você".

"Dói mais ter algo e perdê-lo do que nunca tê-lo".

"Nem todo o poder do mundo pode mudar o destino".

"Um homem que não se dedica a família nunca será um homem de verdade".

"Tenho uma fraqueza sentimental pelos meus filhos. Como pode ver, eu os estraguei: eles falam quando deveriam ouvir".

"Eu não me lembro da última vez que você tenha me convidado para tomar um café em sua casa, mesmo minha mulher sendo madrinha da sua única filha. Mas agora você vem até mim e diz: Don Corleone faça justiça. Mas não pede com respeito, não oferece amizade. Você nem mesmo pensa em me chamar de Padrinho. Ao invés disso, você entra na minha casa no dia do casamento de minha filha e me pede pra matar por dinheiro".

"Se você tivesse se cercado com um muro de amigos, isto não estaria acontecendo".

"O mundo é tão difícil que uma pessoa precisa de dois pais".

"Não sou um homem supersticioso. Se algo acontecer com meu filho, se ele for atingido por um raio, se o avião dele cair, se for baleado na cabeça por um policial ou se enforcar na prisão, eu teria de culpar algumas pessoas nesta sala. E isto eu não perdoaria. Mas fora isso, juro pela alma de meus netos que não serei eu quem irei quebrar a paz que selamos hoje".

"Deixe que seus amigos subestimem suas qualidades e que seus inimigos superestimem seus defeitos".




2 comentários:

Rodrigo Ferreira disse...

Olá Nilo! Curto bastante o teu blog, e não resisti de fazer um comentário. Vi esse post do chefão e melhorou o meu sábado ainda mais. Meu pai que me apresentou essa obra de arte. E sempre no final do ano quando algum canal fechado passava os três na sequência, assistíamos juntos. E depois que ele se foi teve um ano que vi sozinho com um nó na garganta. Mas tá marcado da melhor maneira, e tô aqui agora tomando uma cerva lendo o post. Tinha tempo que eu não entrava aqui, e tá do caralho. Li o conto do Mirisola que é outro grande tb, e roubei o poema do manuel bandeira de um outro post seu pra colocar no meu blog(http://cervejanocaneco.blogspot.com/) . Valeu... Grande Abraço!

Nilo Oliveira disse...

Valeu, Rodrigo. Também comecei a ter notícias desse filme através do meu pai. Era louco pra assistir, mas sou da era pré-videocassete, e, pra ver certos filmes, a gente dependia da boa vontade dos programadores da Globo. Quando finalmente passou, vimos juntos, emocionados...

Fica a vontade pra te servir no bandejão deste pé-sujo. Abraço.